Siga-nos na Redes Sociais!
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon
  • images

Energia Fotovoltaica

Perguntas e Respostas

O sol é a fonte suprema de energia e todos nós podemos nos beneficiar fazendo uso de seus recursos.  Mas como funcionam os painéis solares?  Como algo tão simples como um painel solar pode transformar a luz do sol e usá-la para alimentar o seu forno, televisão e até mesmo um Xbox?

Basicamente, o que acontece é que um sistema de painel solar usa fótons para separar os elétrons dos átomos. Fótons são partículas de luz.  O processo de separar os elétrons de seus átomos cria eletricidade!

Conheca o processo em detalhe:

1. Painéis solares coletam luz do sol

Cada painel solar contém células fotovoltaicas (PV).  Células PV captam luz, ou fótons e convertem a luz em eletricidade.  Quando a luz do sol bate no painel solar, células PV trabalham produzindo eletricidade de corrente direta (DC). 

 

Isso é ótimo — mas eletricidade DC não pode suprir sua casa por conta própria.  É ai que os outros tipos de equipamentos de energia solar entram em cena.  Agora aos inversores!

2.  Inversores convertem energia solar em energia utilizável

Algumas configurações de sistema do painel solar tem um único inversor (muitas vezes chamado de um inversor de "string") para o sistema inteiro. Alguns têm um microinverter anexado por trás de cada painel.  A coisa mais importante a saber sobre inversores é que convertem eletricidade DC, produzida por painéis solares, em energia elétrica de corrente alternada (AC).  Esse e' o elemento chave que ilumina a sua casa!

3.  A energia é usada em sua casa

Eletricidade atravessa seu medidor, torna-se parte de sua casa e liga seus aparelhos e eletrodomésticos.  a eletricidade fotovoltaica funciona bem como a sua eletricidade faz agora — você não precisa mudar nada.  Se seus painéis solares não produzem energia suficiente para cobrir todas as suas necessidades, não se preocupe.  Você ainda está conectado a companhia de energia tradicional através da grade, então você pode automaticamente usar energia dela quando você precisa.  E o que acontece se você produzir mais energia do que você usa?  Vamos descobrir.

4.  Eletricidade sobrante volta para a grade

Pode parecer contra-intuitivo estar na grade de energia tradicional quando você tem um sistema de energia solar, mas a grade tem suas vantagens. Isso permite que você use toda a eletricidade que você precise antes de enviar qualquer excesso de volta à sua companhia elétrica.  Painéis solares geram eletricidade quando o sol nasce, mas usamos eletricidade à noite também, quando não estamos produzindo energia solar.  Por isso é importante para se manter conectado com a grade tradicional.

5.  Eletricidade é medida pelo medidor 

Heading 5

Para esta última parte, você precisará saber o que é um acordo de medição de rede.  Medição é quando sua companhia elétrica local concorda em fornecer créditos de energia para qualquer excedente de energia que você produza e envie de volta para a grade.  Em alguns casos, esses créditos podem ser acumulados a longo prazo ou ate mesmo a companhia eléctrica compra-los de você.

O dispositivo de rede indicador que deve ser instalado em sua casa mede a eletricidade que vai e vem da grade. Este medidor é semelhante ao medidor elétrico que você provavelmente tem agora, mas mede a eletricidade indo em duas direções em vez de apenas uma.

Texto extraído e traduzido da pagina da Vivint Solar americana.

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon
  • images